Restaurando o Opala e resolvendo a velha questão da longarina


Ao adotar um Opala para chamar de seu você tem duas opções. Ou escolhe um modelo que já esteja com tudo feito, em dia, prontinho, nada a fazer, pelo qual deverá desembolsar uma grana considerável ou faz como a grande maioria dos que amam esse clássico feito pela Chevrolet, escolhe um que caiba no orçamento e começa a monta-lo do zero.

Obviamente que a segunda opção foi a que me coube e cá estou, no meu quarto porém definitivo Opala! Aliás, muitos Opaleiros reclamam de um problema recorrente nos diversos modelos que foram feitos, de 1968 até o ano 1992: o rompimento da longarina. Isso já tinha ocorrido com um modelo 1977 que tive, há bons anos. Dessa vez, peguei um já com o defeito bem aparente. 



A primeira coisa que recomendo a quem quer ter um Opala ou a quem acaba de adquirir um é aderir aos inúmeros grupos que existem pela internet e agora pelo whatsapp. Tive o prazer de ser recebido pelos Amigos do Opala RJ, que realizam encontros às sextas-feiras em Sulacap, aqui no Rio de Janeiro. Ao me aproximar mais da galera, pude ir aprendendo o nome e o funcionamento de muitas peças. 

Ao negociar com a equipe 851 Custom, vinda do grupo, acertamos que farei com eles a recomposição total da longarina que está rompida no meu carro e mais uma série de detalhes que incluem a restauração da parte elétrica. 

A seguir o que será feito:

- Soldagem e alinhamento de colunas A , B e C.
- Soldas de estrutura da caixa de rodas com junção do painel corta fogo e soldagem da estrutura da caixa de rodas com a mini frente;
- Remoção de toda parte mecânica (motor , caixa de marchas e agregado.
- Remoção e restauração de toda parte elétrica ( chicote de motor, chicote de parte de farol e setas e lanternas ,caixa de fusíveis e ignição).
- Regulagem de válvulas e carburação.
- Limpeza do sistema de GNV e regulagem.

Feita toda a parte estrutura, passaremos à visual. Ansiedade no 220 agora é começar para irmos mostrando aos poucos o andamento da brincadeira. Aguardem as cenas dos próximos capítulos!

P.S: Fotos da Casa do Opala em Limeira, usadas como base para reparos feitos no Rio de Janeiro.
Restaurando o Opala e resolvendo a velha questão da longarina Restaurando o Opala e resolvendo a velha questão da longarina Reviewed by Opala do Luck on 13:19:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Restaurando o Opala e resolvendo a velha questão da longarina

Ao adotar um Opala para chamar de seu você tem duas opções. Ou escolhe um modelo que já esteja com tudo feito, em dia, prontinho, nada a...